Segurança: dicas para evitar acidentes domésticos com eletricidade!

Acidentes com energia elétrica são mais comuns do que você imagina. De 2016 até o início de 2017, foram registrados mais de 700 acidentes relacionados a eletricidade, provocando mortes. Entre eles, 30% (cerca de 236 mortes) ocorreram dentro de casa.

Os acidentes são gerados quando existe imprudência. 46% da população brasileira afirma que o número de tomadas dentro de casa, não é suficiente para o uso. Por isso grande parte utiliza dois ou mais equipamentos em uma única tomada.

Extensões.
Equipamentos em funcionamento.

Confira dicas evitar acidentes domésticos:

Procure um profissional!

Para resolver problemas e executar instalações elétricas, a melhor opção é procurar um profissional aplicado, ele saberá exatamente como lidar com os procedimentos de segurança e os processos necessários para garantir trabalhos seguros e bem executados.

Proteção!

Crianças e animais não possuem noção de perigo, nem possuem capacidade para se protegerem de situações arriscadas. Por esse motivo, evite deixar fios expostos, extensões ligadas, tomadas destampadas e luminárias ao alcance de crianças. As tomadas deverão estar protegidas com protetores de plástico.

Tome cuidado com os chuveiros!

Mudar a chave seletora do chuveiro para trocar a temperatura da água durante o banho, pode acarretar uma fuga de corrente elétrica, podendo ser fatal em contato com a água.

Chuveiro ligado.
Chuveiro ligado.

Enquanto o chuveiro estiver funcionando, sua corrente elétrica é muito alta, por isso, é preciso desligá-lo para mexer na chave.

Faça manutenções!

A manutenção é de extrema importância para quem deseja certificar-se de que a rede elétrica de sua casa encontra-se em ótimas condições. 

Além disso ela mostrará possíveis defeitos, evitando qualquer possibilidade de curto-circuito. A manutenção deverá ser executada a cada 10 anos, no mínimo.

Equipamentos piratas

Um dos costumes que deve ser abolido, é deixar carregadores de celular piratas conectados na tomada sem estarem sendo utilizados. Os equipamentos podem aquecer ao ponto de pegarem fogo. Retire-o da tomada, logo após o uso.

Desligue a chave de energia!

Até mesmo para operações mais simples, como trocas de lâmpadas, por exemplo, é importante desligar a chave de energia do ambiente em que você estiver realizando tal ação. Além de reduzir os riscos de descarga elétrica, você poderá executar a manutenção com mais calma.

Lâmpada em funcionamento.
Lâmpada acessa.

Cuidados com as tomadas

Como já citamos, grande parte das pessoas conectam diversos aparelhos eletrônicos em uma mesma tomada. Sobrecarregar as saídas de energia pode resultar em curto-circuitos, iniciando incêndios. Por isso, evite sobrecarregá-las para proteger seus aparelhos, sua residência e as pessoas que estiverem nela.

Em caso de necessidade, dê preferências as extensões de 4 tomadas ou filtro de linha com 6 tomadas, que proporciona o desligamento da conexão.

Acesse que você já sabe como evitar acidentes, chegou a hora que escolher as melhores extensões e outros itens! Acesse o nosso site http://bit.ly/2Q8gtjU e confira.

Deixe uma resposta