Acidentes com energia elétrica são mais comuns do que você imagina. De 2016 até o início de 2017, foram registrados mais de 700 acidentes relacionados a eletricidade, provocando mortes. Entre eles, 30% (cerca de 236 mortes) ocorreram dentro de casa.
Os acidentes são gerados quando existe imprudência. 46% da população brasileira afirma que o número de tomadas dentro de casa, não é suficiente para o uso. Por isso grande parte utiliza dois ou mais equipamentos em uma única tomada.
![Extensões.](https://i1.wp.com/www.amegaloja.com.br/blog/wp-content/uploads/2017/10/ff635f09-9ab0-4a4c-a4c8-c1daec40b9c8-1.jpg?fit=820%2C460)
Confira dicas evitar acidentes domésticos:
Procure um profissional!
Para resolver problemas e executar instalações elétricas, a melhor opção é procurar um profissional aplicado, ele saberá exatamente como lidar com os procedimentos de segurança e os processos necessários para garantir trabalhos seguros e bem executados.
Proteção!
Crianças e animais não possuem noção de perigo, nem possuem capacidade para se protegerem de situações arriscadas. Por esse motivo, evite deixar fios expostos, extensões ligadas, tomadas destampadas e luminárias ao alcance de crianças. As tomadas deverão estar protegidas com protetores de plástico.
Tome cuidado com os chuveiros!
Mudar a chave seletora do chuveiro para trocar a temperatura da água durante o banho, pode acarretar uma fuga de corrente elétrica, podendo ser fatal em contato com a água.
![Chuveiro ligado.](https://i1.wp.com/www.amegaloja.com.br/blog/wp-content/uploads/2017/10/coldshower.jpg?fit=940%2C530)
Enquanto o chuveiro estiver funcionando, sua corrente elétrica é muito alta, por isso, é preciso desligá-lo para mexer na chave.
Faça manutenções!
A manutenção é de extrema importância para quem deseja certificar-se de que a rede elétrica de sua casa encontra-se em ótimas condições.
Além disso ela mostrará possíveis defeitos, evitando qualquer possibilidade de curto-circuito. A manutenção deverá ser executada a cada 10 anos, no mínimo.
Equipamentos piratas
Um dos costumes que deve ser abolido, é deixar carregadores de celular piratas conectados na tomada sem estarem sendo utilizados. Os equipamentos podem aquecer ao ponto de pegarem fogo. Retire-o da tomada, logo após o uso.
Desligue a chave de energia!
Até mesmo para operações mais simples, como trocas de lâmpadas, por exemplo, é importante desligar a chave de energia do ambiente em que você estiver realizando tal ação. Além de reduzir os riscos de descarga elétrica, você poderá executar a manutenção com mais calma.
![Lâmpada em funcionamento.](https://i2.wp.com/www.amegaloja.com.br/blog/wp-content/uploads/2017/10/iStock_000027573418_Medium-1200x630.jpg?fit=1200%2C630)
Cuidados com as tomadas
Como já citamos, grande parte das pessoas conectam diversos aparelhos eletrônicos em uma mesma tomada. Sobrecarregar as saídas de energia pode resultar em curto-circuitos, iniciando incêndios. Por isso, evite sobrecarregá-las para proteger seus aparelhos, sua residência e as pessoas que estiverem nela.
Em caso de necessidade, dê preferências as extensões de 4 tomadas ou filtro de linha com 6 tomadas, que proporciona o desligamento da conexão.