Descubra e aprenda como guardar os cabos de aço corretamente!

Assim como qualquer outra ferramenta, os cabos de aço exigem cuidados especiais, como garantir um bom armazenamento enquanto não estiver sendo utilizado, por exemplo. Guardá-los da forma certa faz toda a diferença, principalmente para os usuários que desejam prolongar a vida útil desses importantes utensílios. Acompanhe o conteúdo para saber como guardar os cabos de aço:

Cabos de aço de diferentes dimensões e camadas.
Cabos de diferentes dimensões e camadas.

O que são os cabos de aço?

Podem ser definidos como instrumentos altamente resistentes, promovendo suspensões, movimentações, amarrações e elevações de cargas pesadas. 

Eles estão presentes em muitos ambientes que você frequenta no dia a dia, como nos elevadores e academias, por exemplo. Você pode até não enxergá-los, mas eles estão lá exercendo suas funções com maestria.

Além dos locais mais comuns, os cabos também estão bastante presentes em atividades esportivas, tais como alpinismo e tirolesa, garantindo a segurança dos atletas e demais usuários que desejam se aventurar.

O cabo de aço é capaz de sustentar cargas altamente pesadas.
O cabo de aço é capaz de sustentar cargas altamente pesadas, como máquinas usadas na construção civil.

Com mil e uma utilidades, podemos encontrar tipos variados de cabos de aço disponíveis, todos de acordo com necessidades e funções específicas. Existem os cabos galvanizados, cabos de aço inoxidável, cabo de aço polido, cabo de aço revestido e muitos outros. 

Para conhecer todos os modelos e visualizar todas as suas características, clique aqui e leia o guia completo com tudo o que você precisa saber sobre os tipos de cabos de aço.

Agora que você já sabe para que os cabos são utilizados, vamos falar um pouco sobre a forma ideal de armazená-los? É super importante mantê-los seguros, limpos e bem armazenados. Leia mais a seguir:

Como guardar os cabos de aço corretamente?

Antes de guardá-los em um local seguro, certifique-se de que os cabos estejam devidamente limpos. A manutenção preventiva dos instrumentos é uma etapa crucial! Somente depois inicie esse processo de armazenamento:

Guarde ou adquira uma bobina para armazenar seus cabos

O ideal é utilizar uma bobina para enrolar os cabos corretamente, pois são superfícies que ajudam a manter os instrumentos bem fixados. É como se fosse uma caixa de ferramentas com capacidade para garantir um ótimo armazenamento.

Cabo de aço enrolado em bobina.
Cabo de aço enrolado em bobina.

Dependendo da quantidade de cabo adquirida, a loja de ferramentas pode até disponibilizar a bobina com o produto, se não for o seu caso, não se preocupe. Elas podem ser encontradas com facilidade no mercado de construção civil, obras e demais segmentos.

Enrole os cabos de aço sempre na mesma direção

Usando a sua bobina, enrole os cabos de aço sempre na mesma direção, evitando que sejam torcidos, amassados e danificados durante a operação. Mesmo que os cabos não apresentem danos aparentes, pode ocorrer deformações em suas camadas.  

Chamamos essa técnica de sentido de torção, podendo ser enrolados à direita ou à esquerda, é você quem escolhe a direção certa. Mas não se esqueça: os cabos de aço devem ser enrolados em um único sentido. 

Qualquer dano no cabo de aço é considerado um fator de risco tanto aos operadores, quanto as pessoas que utilizarão aquele recurso no futuro. Isso quer dizer que podem arrebentar ou provocar acidentes durante as instalações. 

Guarde os cabos em um ambiente seguro

Ambientes arejados, com ventilação natural e livres de produtos químicos, calor intenso e umidade são ótimos locais para manter os cabos. O ideal é ficar sempre de olho no local e caso surja fatores que possam danificá-los, é importante levá-los para outro lugar.

Agora você sabe como guardar seus cabos da maneira adequada e segura. Gostou das dicas? Aqui em nosso blog você encontra muitos conteúdos exclusivos para os apaixonados por ferramentas. Navegue pelas categorias que mais gosta e aproveite! Se estiver buscando os melhores cabos de aço para suas atividades, clique aqui e confira os itens disponíveis.

Beatriz Approbato

Oi! Meu nome é Beatriz Approbato, sou jornalista e redatora, apaixonada por comunicação, por marketing e por fotografia. Adoro escrever sobre ferramentas e me sinto cada vez mais empoderada ao utilizá-las no dia a dia. Também comando as Redes Sociais da A Mega Loja! :)

Deixe uma resposta