Conheça os equipamentos básicos para realizar cortes a plasma!

O sistema de corte a plasma pode ser aplicado a vários metais de diferentes espessuras, como aço inoxidável, aço carbono, alumínio, cobre, etc. E, para que o processo seja realizado com maior produtividade, melhor acabamento, segurança e menor deformação de chapa, é preciso conhecer os principais equipamentos utilizados. 

 Para te ajudar, separamos os equipamentos básicos para corte a plasma. Confira: 

— Tocha Plasma
— Fonte de energia

TOCHA PLASMA

A função da tocha de plasma é fornecer o alinhamento e o arrefecimento adequados dos consumíveis. As principais peças consumíveis necessárias para geração de arco de plasma são o eletrodo, o anel de redemoinho e o bico.

Cada tocha é encaixada no equipamento, formado pelos consumíveis e opera de acordo com o material do metal a ser cortado e sua espessura. São excelentes para trabalhos manuais e mecanizados.

As tochas proporcionam melhor qualidade de corte, maior produtividade, menor custo por peça, maior lucro, além de facilidade e flexibilidade durante a operação.

Desenho da tocha de plasma.
Desenho esquemático da tocha de plasma.

• O eletrodo conduz a corrente até um inserto de háfnio que emite os elétrons para geração do plasma.
• O difusor de gás é construído de material isolante e possui como principal finalidade, dar sentido rotacional ao gás.
• O bico de corte constringe o plasma e o guia para o metal a ser cotado.
• A tampa de retenção tem como função, manter os consumíveis alinhados e isolar a parte.
• O bico estendido, guia o fluxo de jato de ar coaxial. Por ser refrigerado e isolado, o bocal pode ser apoiado à chapa.

FONTE DE ENERGIA

As fontes inversoras são excelentes opções para o processo de corte a plasma. Com o uso das máquinas, é possível efetuar cortes em várias espessuras. 

Fontes inversoras da Balmer.
Fontes inversoras Maxxicut da Balmer.

As máquinas da Balmer, por exemplo, são equipadas com o circuito PFC (power factor correction) que destinam-se à correção do fator de potência. Além disso, possuem seleção automática de tensão, podendo ser ligadas em 110V ou 220V. 

CONJUNTO

Equipamentos para realizar o corte a plasma.
Conjunto de equipamentos utilizados durante o processo.

Agora que você já conhece um pouquinho sobre os equipamentos, acesse http://www.amegaloja.com.br/solda-corte-e-acessorios e confira todos os modelos!

Deixe uma resposta