O Slackline é uma modalidade muito conhecida e praticada pelos brasileiros! O seu objetivo principal é trabalhar o equilíbrio, já que o usuário caminha sobre uma fita de nylon flexível suspensa a uma altura de pelo menos 30 cm do chão.
O esporte traz diversos benefícios tanto físicos quanto mentais, por isso qualquer pessoa pode se aventurar em praticá-lo!Ele fortalece os músculos, aumenta a força e melhora a concentração, além de ajudar na reação e coordenação também.
A montagem do Slackline é rápida e fácil, porém exige muita atenção para evitar possíveis falhas de segurança e acidentes. Pensando nisso, montamos um passo a passo bem dinâmico para que você consiga montar o seu sem preocupações. Confira:
1. ESCOLHA O MELHOR AMBIENTE
Antes de mais nada é preciso escolher o ambiente ideal para praticar esse tipo de esporte. Opte por áreas com piso livre de objetos pontiagudos, como terrenos com grama macia ou areia, por exemplo. A maioria das pessoas escolhem parques e prais para montarem slackline. Você só vai precisar encontrar duas árvores fortes e maduras, para que você possa praticá-lo sem preocupações.
2. ESCOLHA OS MELHORES SUPORTES/PONTOS DE ANCORAGEM
Para garantir que você encontrou as árvores corretas, verifique se você consegue abraçá-las. Se não conseguir, é um ótimo sinal, pois indica que elas são resistentes o suficiente para suportar uma quantidade maior de peso.
Não é aconselhado utilizar coqueiros e árvores mais finas, pilares de madeira, postes urbanos e de fiação elétrica. Eles não foram projetados e desenvolvidos para aguentarem tamanha resistência da qual é exigida para a prática da modalidade.
3. PROTEJA O SEU PONTO DE ANCORAGEM
É super-importante proteger a árvore que você utilizará para não prejudicá-la e não provocar qualquer tipo de dano causado pelo atrito. Além de protegê-la, você também evitará que o seu equipamento seja danificado e desgaste.
Se o seu equipamento não disponibilizar algo para protegê-la, utilize um tapete, isolantes térmicos para camping ou qualquer outro item que você ache útil.
4. PRENDA A FITA E A CATRACA
Para prender a sua fita, enrole-a ao redor do tronco da árvore a uma altura de aproximadamente 50 cm do chão ou mais. Em seguida, passe a fita através do olhal para formar um laço em volta da árvore.
Depois de passar a fita, dobre-a em forma de U no local (imagem 1) onde passará o laço para alinhá-la e evitar qualquer tipo de abrasão.
Na outra árvore, passe a parte da catraca em torno do tronco, na mesma altura da outra árvore. Depois passe a catraca por dentro do olhal para formar um laço em volta do tronco, igual fizemos acima. Passe a fita por dentro da abertura da catraca, de cima para baixo (imagem 2).
Por motivos de segurança e para garantir a melhor movimentação, a alavanca deverá ser instalada sempre voltada para baixo.
5. ESTIQUE A FITA
Para que a sua fita fique esticada, segure-a por cima e por baixo e utilize a catraca para apertá-la. Catraque até sentir que a fita está esticada e firme o suficiente para que você possa iniciar o seu esporte e trave a catraca.
6. UTILIZE O BACKUP!
Alguns slacklines possuem backup, um dispositivo de segurança que evita com que a catraca se desprenda da fita e machuque quem estiver em cima dela. O seu uso é indispensável! Passe o backup por trás da mesma árvore da catraca e prenda-o na catraca.
QUER VER O PASSO A PASSO MAIS DE PERTO?
Assista ao vídeo:
Pronto! Você já está pronto para começar a praticar esse esporte tão divertido!
Já sabe como montar, mas ainda não tem o seu Slackline?
Acesse http://bit.ly/2QWlA71 e confira!