5 dicas de segurança para usar suas ferramentas!

As ferramentas, sejam elas elétricas ou manuais, são muito úteis no nosso dia a dia, tanto para atividades profissionais, quanto para pequenos consertos em casa, por exemplo. No entanto, muitos usuários se esquecem de alguns quesitos muito importantes, como: o cuidado e a segurança ao manuseá-las. Pensando nisso, trouxemos 5 dicas de segurança para você conseguir utilizar suas peças sem correr riscos. Saiba mais:

5 dicas de segurança para usar suas ferramentas sem correr riscos!
5 dicas de segurança para usar suas ferramentas sem correr riscos!

A importância de adotar boas práticas de segurança para utilizar as ferramentas durante as operações:

Antes de conferir as dicas, que tal conversarmos um pouco sobre a importância de adotar boas práticas durante o manuseamento das ferramentas?

Embora sejam práticas, dinâmicas e repletas de características especiais, as ferramentas, especialmente as elétricas, podem ser muito perigosas. 

Quando não tomamos o devido cuidado durante as operações, estamos sujeitos a diversos riscos, acidentes e em determinadas situações, colocamos nossas ferramentas em risco, podendo prejudicá-las de inúmeras maneiras.

Além de colocarmos nossas próprias vidas em risco, utilizar as ferramentas erroneamente também pode provocar acidentes com as pessoas que estão à nossa volta. 

Não custa nada ter um pouquinho de cuidado para preservar a sua saúde e a saúde daqueles que estão à sua volta. 

Em 2021, no Brasil, o Radar SIT (Plataforma do Ministério do Trabalho e Previdência) registrou 423.217 acidentes de trabalho. Uma média de 1.159 registros por dia. Não queira fazer parte dessa estatística!

5 dicas de segurança para usar as ferramentas 

1. Não manuseie ferramentas que você desconhece: ou seja, caso você não tenha experiência para utilizar determinado produto, realize um treinamento antes ou solicite a ajuda de algum profissional qualificado para iniciar as operações.

2. Verifique a voltagem da ferramenta: ao comprar ou usar uma ferramenta elétrica, certifique-se de que a máquina seja compatível com a voltagem da sua oficina, residência e demais lugares onde ela será conectada. Além de provocar acidentes, você também danifica a ferramenta se a voltagem não for adequada. 

3. Leia o manual de instruções: ler o manual de instruções é fundamental para promover os resultados que tanto deseja, de um jeito seguro e livre de riscos. Nele você encontra todas as informações que precisa saber, assim como as dicas do que não fazer com a máquina e de como manuseá-la adequadamente. Não pule essa etapa!

4. Não use as ferramentas para outras aplicações: as ferramentas devem ser utilizadas de acordo com as recomendações do fabricante, descritas no manual de instruções. Não utilize o produto para outras operações além do indicado!

5.Use EPI ‘s: mesmo para as atividades mais simples, é imprescindível o uso dos equipamentos de proteção individual, como óculos de proteção, máscaras, protetores auriculares, capacetes e muito mais. Escolha os equipamentos apropriados para o seu tipo de trabalho e garanta a sua segurança.

Botina de segurança: 4 motivos para começar a utilizar! Leia agora.

E aí, o que achou dessas dicas? Tem alguma que você já pratica? Se tiver outras dicas que gostaria de ver por aqui e acha importante, deixe nos comentários, logo abaixo deste conteúdo, para que possamos inseri-las aqui. A sua contribuição é muito importante para nós!

Aproveite que está navegando aqui pelo nosso blog e confira várias outras dicas, recomendações, curiosidades e outros assuntos relacionados ao universo das ferramentas. Nos vemos no próximo texto!

Deixe um comentário