4 dicas para conservar o seu carro e mantê-lo em bom estado

É bem difícil encontrarmos pelo menos uma pessoa que não tenha um carro como sonho de consumo, uns possuem desejos bem extravagantes, outros adoram os modelos mais esportivos, mas também existem aqueles que só desejam investir em um veículo que seja útil para trabalhar, viajar aos finais de semana e muito mais. Mas, sabe o que todas esses amantes de carros tem em comum? A vontade de conservá-lo e mantê-lo sempre em bom estado, como se acabasse de sair da concessionária. 

Por isso, para se prevenir contra possíveis problemas automotivos e dores de cabeça, trouxemos algumas dicas bem importantes. Continue acompanhando o conteúdo para ler mais detalhes:

Dicas para conservar o seu carro!

4 dicas para conservar os automóveis

Existem hábitos fundamentais que te ajudam a cuidar do seu veículo!

1) Conferir o óleo

Uma dica valiosa é conferir a vida útil do óleo periodicamente. Muitos motoristas tendem a exceder o prazo de atividade do óleo, prejudicando bastante o veículo e causando desgastes que podem acarretar outros problemas. Isso acontece pois a troca auxilia no funcionamento do automóvel, oferecendo a lubrificação que ele precisa.

Caso você seja bem “esquecidinho”, não custa nada adicionar um lembrete na agenda do celular, colocar um bilhete na geladeira de casa e em qualquer outro lugar que funcione para você, para te ajudar a lembrar qual é a data indicada para efetuar a troca do óleo. 

2) Não deixe o carro parado 

O automóvel foi fabricado especialmente para uma função: funcionar. Por isso, quando um carro, moto, caminhonete ou outro veículo fica parado por muito tempo, ele tende a surtir vários problemas, como, por exemplo, ter perdas na bateria. 

Por isso, caso o seu automóvel esteja parado na garagem, a melhor opção é ligá-lo por alguns minutos de vez em quando, só para manter o veículo em funcionamento. Também é super válido dar uma voltinha com ele algumas vezes por semana.

3) Não esquecer a manutenção 

Não há veículo que funcione em bom estado sem manutenções preventivas. Para esse quesito, a melhor alternativa é conversar com o seu mecânico de confiança e estabelecer um período em que ele pode dar uma olhadinha no veículo. Manutenção da regulagem do motor, por exemplo, é fundamental para garantir uma boa conservação do mesmo.

4) Atenção aos níveis da água

Sabe quando você vai abastecer e o frentista geralmente sugere dar uma olhadinha no motor, no óleo e nos níveis da água do seu veículo? Então… Pode ser uma boa alternativa para conferir se os níveis da água estão adequados ao seu automóvel. A água possui a função de resfriar o motor, ou seja, quanto menor for a quantidade, maior a chance de prejudicar o seu motor. Fique de olho nos reservatórios!

Agora você já sabe como ter alguns cuidados especiais para manter o seu automóvel em ótimo estado, não acha? Caso você tenha outras dicas, deixe aqui nos comentários para podermos incluí-la aqui! Adoraríamos saber quais são os hábitos que você possui para cuidar do seu veículo. 

Beatriz Approbato

Meu nome é Beatriz Approbato, sou jornalista, redatora e apaixonada por comunicação. Escrevo sobre ferramentas desde 2017 e me sinto cada vez mais empoderada ao utilizá-las no dia a dia. Espero que você aproveite os conteúdos do blog! :)

Deixe um comentário